CONSCIÊNCIA NEGRA

                                       BEM-VINDOS AO MEU BLOG!!!

                                                                                            
                                
                                                 HOJE IREI FALAR SOBRE: CONSCIÊINCIA NEGRA
                                                                       "HERANÇA CULTURAL"

                                           

      
                                                         LEI Nº 10.639, DE 9 DE JANEIRO DE 2003 


  "ALTERA A LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996, QUE ESTABELECE AS DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL, PARA INCLUIR NO CURRÍCULO OFICIAL DA REDE DE ENSINO A OBRIGATORIEDADE DA TEMÁTICA "HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA" E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS."- LEGISLAÇÃO BRASILEIRA 


Essa lei estabelece o ensino obrigatório de "história e cultura afro-brasileira" dentro das dicíplinas que já fazem parte da grade curricular dos estudantes e também estabelece o dia 20 de novembro como Dia da Consciência Negra no calendário das escolas. A data foi escolhida em homenagem ao líder do Quilombo de Palmares que morreu nesse dia lutando pela libertação de seu povo da escravidão. 

A Consciência Negra representa a luta dos negros contra a discriminação racial e a desigualdade social que infelizmente ainda existem nos dias de hoje, essa lei é de suma importância, muitos brasileiros possuem uma visão muito errada sobre a cultura africana acabam repassando esse pensamento para seus filhos e familiares, por esse motivo, é fundamenta a aprendizagem nas escolas, para que essa visão distorcida seja elimina e que cada vez mais pessoas possam conhecer as belezas e as riquezas da África e não apenas temas que desvalorizam a cultura. 

                                                                           ✊✊✊✊✊✊ 

O feriado do Dia Da Consciência Negra em minha opinião não é celebrado corretamente, muitas pessoas não sabem seu verdadeiro significado e ligam apenas para o descanso que irão ter, deveriamos dar mais valor para esse dia que além de homenagear as culturas e lutas dos povos negros, reforça a importância da sociedade como um todo refletir e agir para combater o racismo estrutural no país. Atualmente, apenas estados adotam o Dia Nacional da Consciência Negra como feriado local: Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro. Além deles, mais de mil municípios do Brasil incluem a data no calendário oficial.

O dia 20 de novembro passará a ser feriado nacional como Dia de Zumbi e da Consciência Negra, conforme projeto do senador Randolfe Rodrigues aprovado na segunda-feira dia 23 de agosto na Comissão de Educação, Cultura e Esporte. A proposta torna nacional um feriado já adotado em várias cidades e estados, 

A Consciência Negra simboliza o entendimento que, sobretudo, as pessoas negras possuem sobre o valor da sua cultura e a importância de os reconhecerem como indivíduos que possuem direitos, como qualquer outro. Dessa forma, a busca pela justiça e igualdade se tornou uma luta mais que necessária para essas pessoas, valorizar esse dia é muito importante, porém, precisamos ir além e criar projetos para continuar na luta pela igualdade social não apenas no dia 20 de novembro, mas sim todos os dias!


HERANÇA CULTURAL

A cultura africana chegou ao Brasil com os povos escravizados trazidos da África durante o longo período em que durou o tráfico negreiro. Os africanos contribuíram para a cultura brasileira em uma enormidade de aspectos: dança, música, religião, culinária e idioma. Essa influência se faz notar em grande parte do país; em certos estados como Bahia, Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul a cultura afro-brasileira é particularmente destacada em virtude da migração dos escravos.


No Brasil colonial criaram o candomblé, religião afro-brasileira baseada no culto aos orixás praticada atualmente em todo o território. Muito conhecida também é a umbanda, uma religião sincrética que mistura elementos africanos com o catolicismo e o espiritismo, incluindo a associação de santos católicos com os orixás.



A influência da cultura africana é também evidente na culinária regional, especialmente na Bahia, onde foi introduzido o dendezeiro, uma palmeira africana da qual se extrai o azeite-de-dendê. Este azeite é utilizado em vários pratos de influência africana como o vatapá, o caruru e o acarajé.

Na música a cultura africana contribuiu com os ritmos que são a base de boa parte da música popular brasileira. Gêneros musicais coloniais de influência africana, como o lundu, terminaram dando origem à base rítmica do maxixe, samba, choro, bossa-nova e outros gêneros musicais atuais. Também há alguns instrumentos musicais brasileiros, como o berimbau, o afoxé e o agogô, que são de origem africana. O berimbau é o instrumento utilizado para criar o ritmo que acompanha os passos da capoeira, mistura de dança e arte marcial criada pelos escravos no Brasil colônial.



O que muitas pessoas não sabem é que o português falado no Brasil traz inúmeras palavras de origem africana. Em razão da escravidão dos negros da África no Brasil Colônia, houve uma importante contribuição do continente na formação do que podemos chamar hoje de idioma brasileiro. Muitas palavras existentes em nosso dicionário são usadas em comum sentido tanto aqui como em Angola, um exemplo que marca a forte ligação linguística.

 Hoje, podemos observar no dicionário brasileiro uma variedade de termos que usamos em nosso dia a dia, sem termos a noção de sua origem africana, é muito importante sabermos que a África é uma das responsáveis pelo português que temos hoje no Brasil. Um idioma rico e variado, originado de vários povos e que conquistou sua identidade única por conta da forte miscigenação linguística. 




Hoje em dia ainda há muitas lutas para sobreviver nesse mundo preconceituoso, lutas que não deveriam existir, todos deveriamos possuir os mesmos direitos e apartir desse blog podemos ver e entender como a cultura africana é importante para nós brasileiros e apesar de tanto sofrimento somos todos iguais, todos somos seres humanos e vamos continuar lutando contra essa desigualdade. 

























Comentários